Dentro do mundo budista, Nirvana é o nome do maior (e mais puro) estado de espírito que um homem poderia chegar. É uma consciência singular de que, uma vez atingido, permite que o espírito seja consciente de sua unidade com todo o resto. Essa consciência também reconhece que a separação de conceitos singulares - como certo e errado, você e outros, vida e morte - é ilusória.
O primeiro ser humano a atingir o Nirvana era príncipe, Siddhartha Gautama (o Buda de nossos tempos), que viveu cerca de 563 aC a 483 aC. Depois de um longo e árduo caminho de auto-conhecimento e de abdicação, ele iniciou os ensinamentos que iria mais tarde tornar a base do budismo. Agora, a pergunta é: se o Nirvana é uma consciência tão singular que um monte de gente passa toda a sua vida para o atingir, é possível explicar como chegar ao Nirvana? É um trabalho árduo, sem dúvida, mas uma vez que Buda atingiu o Nirvana, ele explicou alguns fatos simples que este artigo irá relembrar. A seguir são listados os passos que o próprio Buda nos deixou. Lembre-se, contudo, que a viagem se constrói todos os dias em todas as nossas ações, a partir do momento em que dizemos bom dia até a hora de se deitar novamente para dormir.
Limpe sua mente e esteja em paz de espírito para ler estes passos:
•Conhecimento das quatro nobres verdades.
•Primeiro, o sofrimento é inevitável na vida de todas as formas - dentro e fora de nós, de um coração partido à doenças inevitáveis, envelhecimento e morte.
•Em segundo lugar, todo sofrimento vem da ignorância. Não podemos ver a verdade sobre o que acontece nas nossas vidas, não entendemos por que razão as coisas acontecem, e por que não tirar o melhor partido de cada ação. Sua ignorância se revela através da sua raiva e inveja.
•Em terceiro lugar, temos que acreditar que o sofrimento pode parar (através da aprendizagem e praticando o caminho).
•Em quarto lugar, o conhecimento da existência do caminho, chamado O Nobre Caminho Óctuplo.
•Prática do O Nobre Caminho Óctuplo: Esse é o caminho fundamental para aplicar os ensinamentos de Buda em nossas vidas, e isso acontece através de:
•O Entendimento Correto - Por uma constante viagem de auto-conhecimento, em busca de um estilo de vida que nos torna capazes de crescer espiritualmente.
•O Pensamento Correto - Livre dos três venenos: inveja, a raiva e a ignorância.
•O Discurso Correto - Evite criar mau carma com suas palavras. Seja verdadeiro, compassivo e prestativo enquanto estiver falando.
•A Ação Correta - Use o corpo para implementar e expressar as conclusões do Pensamento e Entendimento Corretos.
•O Modo de Vida Correto -- Temos de executar todos os nossos empregos e trabalhar diariamente com a moralidade. Não podemos pensar em ganhar dinheiro com coisas que podem causar sofrimento aos nossos irmãos.
•O Esforço Correto - Não é fácil manter sempre em mente estes ensinamentos, mas com o esforço correto, nós seremos capazes de evoluir. Devemos ter em mente que para vencer todos os tesouros da Dharma - ensinamentos de Buda -, temos que exercitar todos os momentos, em todas as nossas ações, carregando a bondade conosco em todos os momentos.
•A Atenção Correta -- Devemos tentar aperfeiçoar a nossa natureza (nosso espírito puro) e não cair na ilusão que gera raiva, inveja e ignorância.
•A Concentração Correta -- Temos que aprender a acalmar a nossa mente usando a meditação, para encontrar a paz de espírito, e para não ficar sobrecarregado com cada pequeno problema.
•Tomar conhecimento da origem dependente: Outra revelação deixada por Buda para iluminar o nosso caminho ao Nirvana é saber que todas as coisas existentes têm uma origem dependente, e é impossível encontrar uma única condição ou causa para a existência de um fenômeno. Tenha isso em mente para ajudar a lembrar que não podemos estar tristes porque nós fizemos ou não fizemos algo que nos traz sofrimento, primeiro, porque sofrimento é inevitável, e, segundo, porque há um milhão (e você pode pensar racionalmente nelas) de razões que tornam este fenômeno existente (e não apenas o que está nos deixando triste, como nós normalmente pensamos).
•Perceber o Anatta: É uma consequência da última etapa. Se todas as coisas estão ligadas, então também nós, e a concepção (e percepção) de um eu separado de qualquer outra coisa é uma ilusão.
•Perceber o Anicca: Uma das razões por que o sofrimento é inevitável é o fato de que nada é permanente. Uma vez que nós percebemos isso, vamos perceber que não é certo ser tão apegado às coisas (e pessoas) ao nosso redor, porque eles não são eternos (e nem nós somos). Então, ter o conhecimento deste fato primeiro nos permite compreender mais claramente a natureza das coisas, assim como a natureza do universo - que está tudo em uma lenta e constante mutação (é nossa tarefa torná-lo melhor).
•Perceber o Dukkha: A causa fundamental que faz todos os seres sofrerem vem de uma mente nebulosa. Nebulosidade que vem da ignorância dessas etapas. (Lembre-se que todas as religiões têm os seus próprios conceitos e as etapas para alcançar uma mente e espírito pacífico.)
Para fazer nenhum mal;
Para cultivar o bom;
Para purificar a mente:
Este é o ensino do Buddha ".
(O Dhammapada)
Aloha! Dentro de um escritorio paralelo ao trabalho diario, criei o blog afim de girar noticias, materias de crescimento e evoluçao, conteúdo inteligente para pessoas do bem. Desejo muita paz e prosperidade inicialmente a todos os leitores... Espero que gostem, afinal, vamus usar a tecnologia para nosso crescimento pessoal tambem... Sorte!
Quem sou eu
- barbarella
- Eu sou mais um no meio dessa multidao chamada babilonia visando compreender sempre os seres humanos com seus comportamentos imprevisiveis... QUERO TROCAR IDEIAS SOBRE ARTES, MUSICA, POSITIVISMO, FISICA ENERGETICA MUNDANA, ESPORTES E NATUREZA.
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