Quem sou eu

Eu sou mais um no meio dessa multidao chamada babilonia visando compreender sempre os seres humanos com seus comportamentos imprevisiveis... QUERO TROCAR IDEIAS SOBRE ARTES, MUSICA, POSITIVISMO, FISICA ENERGETICA MUNDANA, ESPORTES E NATUREZA.

Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Essencia Budismo

Dentro do mundo budista, Nirvana é o nome do maior (e mais puro) estado de espírito que um homem poderia chegar. É uma consciência singular de que, uma vez atingido, permite que o espírito seja consciente de sua unidade com todo o resto. Essa consciência também reconhece que a separação de conceitos singulares - como certo e errado, você e outros, vida e morte - é ilusória.

O primeiro ser humano a atingir o Nirvana era príncipe, Siddhartha Gautama (o Buda de nossos tempos), que viveu cerca de 563 aC a 483 aC. Depois de um longo e árduo caminho de auto-conhecimento e de abdicação, ele iniciou os ensinamentos que iria mais tarde tornar a base do budismo. Agora, a pergunta é: se o Nirvana é uma consciência tão singular que um monte de gente passa toda a sua vida para o atingir, é possível explicar como chegar ao Nirvana? É um trabalho árduo, sem dúvida, mas uma vez que Buda atingiu o Nirvana, ele explicou alguns fatos simples que este artigo irá relembrar. A seguir são listados os passos que o próprio Buda nos deixou. Lembre-se, contudo, que a viagem se constrói todos os dias em todas as nossas ações, a partir do momento em que dizemos bom dia até a hora de se deitar novamente para dormir.

Limpe sua mente e esteja em paz de espírito para ler estes passos:


•Conhecimento das quatro nobres verdades.

•Primeiro, o sofrimento é inevitável na vida de todas as formas - dentro e fora de nós, de um coração partido à doenças inevitáveis, envelhecimento e morte.
•Em segundo lugar, todo sofrimento vem da ignorância. Não podemos ver a verdade sobre o que acontece nas nossas vidas, não entendemos por que razão as coisas acontecem, e por que não tirar o melhor partido de cada ação. Sua ignorância se revela através da sua raiva e inveja.
•Em terceiro lugar, temos que acreditar que o sofrimento pode parar (através da aprendizagem e praticando o caminho).
•Em quarto lugar, o conhecimento da existência do caminho, chamado O Nobre Caminho Óctuplo.
•Prática do O Nobre Caminho Óctuplo: Esse é o caminho fundamental para aplicar os ensinamentos de Buda em nossas vidas, e isso acontece através de:

•O Entendimento Correto - Por uma constante viagem de auto-conhecimento, em busca de um estilo de vida que nos torna capazes de crescer espiritualmente.
•O Pensamento Correto - Livre dos três venenos: inveja, a raiva e a ignorância.
•O Discurso Correto - Evite criar mau carma com suas palavras. Seja verdadeiro, compassivo e prestativo enquanto estiver falando.
•A Ação Correta - Use o corpo para implementar e expressar as conclusões do Pensamento e Entendimento Corretos.
•O Modo de Vida Correto -- Temos de executar todos os nossos empregos e trabalhar diariamente com a moralidade. Não podemos pensar em ganhar dinheiro com coisas que podem causar sofrimento aos nossos irmãos.
•O Esforço Correto - Não é fácil manter sempre em mente estes ensinamentos, mas com o esforço correto, nós seremos capazes de evoluir. Devemos ter em mente que para vencer todos os tesouros da Dharma - ensinamentos de Buda -, temos que exercitar todos os momentos, em todas as nossas ações, carregando a bondade conosco em todos os momentos.
•A Atenção Correta -- Devemos tentar aperfeiçoar a nossa natureza (nosso espírito puro) e não cair na ilusão que gera raiva, inveja e ignorância.
•A Concentração Correta -- Temos que aprender a acalmar a nossa mente usando a meditação, para encontrar a paz de espírito, e para não ficar sobrecarregado com cada pequeno problema.
•Tomar conhecimento da origem dependente: Outra revelação deixada por Buda para iluminar o nosso caminho ao Nirvana é saber que todas as coisas existentes têm uma origem dependente, e é impossível encontrar uma única condição ou causa para a existência de um fenômeno. Tenha isso em mente para ajudar a lembrar que não podemos estar tristes porque nós fizemos ou não fizemos algo que nos traz sofrimento, primeiro, porque sofrimento é inevitável, e, segundo, porque há um milhão (e você pode pensar racionalmente nelas) de razões que tornam este fenômeno existente (e não apenas o que está nos deixando triste, como nós normalmente pensamos).
•Perceber o Anatta: É uma consequência da última etapa. Se todas as coisas estão ligadas, então também nós, e a concepção (e percepção) de um eu separado de qualquer outra coisa é uma ilusão.
•Perceber o Anicca: Uma das razões por que o sofrimento é inevitável é o fato de que nada é permanente. Uma vez que nós percebemos isso, vamos perceber que não é certo ser tão apegado às coisas (e pessoas) ao nosso redor, porque eles não são eternos (e nem nós somos). Então, ter o conhecimento deste fato primeiro nos permite compreender mais claramente a natureza das coisas, assim como a natureza do universo - que está tudo em uma lenta e constante mutação (é nossa tarefa torná-lo melhor).
•Perceber o Dukkha: A causa fundamental que faz todos os seres sofrerem vem de uma mente nebulosa. Nebulosidade que vem da ignorância dessas etapas. (Lembre-se que todas as religiões têm os seus próprios conceitos e as etapas para alcançar uma mente e espírito pacífico.)

Para fazer nenhum mal;
Para cultivar o bom;
Para purificar a mente:
Este é o ensino do Buddha ".
(O Dhammapada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário