Quem sou eu

Eu sou mais um no meio dessa multidao chamada babilonia visando compreender sempre os seres humanos com seus comportamentos imprevisiveis... QUERO TROCAR IDEIAS SOBRE ARTES, MUSICA, POSITIVISMO, FISICA ENERGETICA MUNDANA, ESPORTES E NATUREZA.

Arquivo do blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pratique Satya



"O amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha."
-Mahatma Gandhi-

Continuando com os esclarecimentos sobre os yamas ou as disciplinas éticas do yoga, lembrando que a primeira foi ahimsá, ou não violência, passaremos hoje a estudar satya, que significa verdade. Segundo as palavras de Gandhi, "A verdade é Deus e Deus é a verdade". Mas muitas vezes nos deparamos com conflitos internos com relação à verdade.

Minha verdade pode ser diferente da sua, pode magoar e praticando satya, acabo por macular-me e deixar de praticar ahimsá. Mas pensemos na verdade de uma forma mais ampliada, pensemos em coisas verdadeiras e falemos de coisas verdadeiras. Praticando ahimsá, ou seja, se basearmos nossos pensamentos, sentimentos e palavras no amor, acabamos por praticar satya. Satya pressupõe a veracidade dos sentimentos, dos pensamentos e atitudes.

Segundo o Mestre Iyengar, com relação à palavra, há quatro pecados da língua: abuso e obscenidade; afirmar falsidades; caluniar ou fazer intrigas e, por último, ridicularizar o que para os outros é sagrado. Satya nos ensina que devemos fazer o possível para controlar a impulsividade das palavras, e controlando a impulsividade podemos nos aperceber, através da razão, se estamos praticando satya ou não.

Quando exercitamos o controle da impulsividade, nossa mente abre uma porta e um caminho para o exercício da caridade, nosso coração começa a se encher de amor e compreensão. Mas não se preocupem, ninguém virará santo, pois nossa sombra continua ativa dentro de nós.

Podem acreditar, quando aprendemos a controlar nossa língua, já conseguimos atingir grande parte de nosso auto controle. Como disse logo no começo de nosso trabalho, yoga não se limita somente à prática de ásanas, mas ao desenvolvimento e aprimoramento de nosso caráter baseados em preceitos éticos fundamentais para o desenvolvimento da paz. Se pararmos para refletir sobre tudo que aprendemos sobra a Lei do carma, perceberemos quantos benefícios podemos adquirir com a prática da yoga.

Quando nos firmamos nos princípios éticos da yoga, praticando-os, exercitando-os diariamente, desenvolvendo o auto controle através da consciência e percepção, podemos colher os frutos positivos de todas as nossas ações, palavras, pensamentos e sentimentos. Lembrem-se das palavras de Gandhi: "A verdade é Deus e Deus é a verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário