Aloha! Dentro de um escritorio paralelo ao trabalho diario, criei o blog afim de girar noticias, materias de crescimento e evoluçao, conteúdo inteligente para pessoas do bem. Desejo muita paz e prosperidade inicialmente a todos os leitores... Espero que gostem, afinal, vamus usar a tecnologia para nosso crescimento pessoal tambem... Sorte!
Quem sou eu
- barbarella
- Eu sou mais um no meio dessa multidao chamada babilonia visando compreender sempre os seres humanos com seus comportamentos imprevisiveis... QUERO TROCAR IDEIAS SOBRE ARTES, MUSICA, POSITIVISMO, FISICA ENERGETICA MUNDANA, ESPORTES E NATUREZA.
Arquivo do blog
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
“O segredo é a consistência”
Em 37 anos de IBM, Rogério Oliveira chegou à presidência para a América Latina ao misturar perseverança com uma boa dose de resiliência para os tempos ruins.
>>> Sempre fui independente. No primário e começo do ginásio, estudei em colégio interno. Dos 16 anos em diante, morei sozinho em São Paulo e, depois, em Campinas, na faculdade. Isso gera força, se você tem uma meta. É preciso muita autoestima para se mover sem suporte. Mas isso também cria defesas que atrapalham os relacionamentos.
>>> Quando me formei, tinha quatro propostas de trabalho. A IBM não era o maior salário, mas foi a que escolhi porque era apaixonado por computadores e achava que teria uma oportunidade melhor em uma empresa de ponta. Foi uma aposta que deu certo.
>>> A vida é feita de sorte e oportunidades. Cabe a você saber a hora de arriscar. Não adianta colocar a culpa nos outros se você não avança. Não dá para motivar alguém que não tem isso dentro de si. Tem de estar no DNA.
>>> Quando a IBM passou por sua maior crise, nos anos 90, tive ofertas para sair. Mas tive paciência para esperar. Isso me deu a chance de assumir cargos mais importantes. Vários colegas saíram e quebraram a cara no mercado. A ansiedade mata.
>>> Optei por ficar na mesma empresa. Aos poucos, você vai tendo o seu perfil moldado para trabalhar em grandes corporações. Isso ajuda a galgar posições. Também exige uma boa dose de resiliência, porque você enfrenta tempos bons e ruins. Mas quem pula de galho em galho não sobe na árvore.
>>> Pela primeira vez, há a possibilidade de uma geração ser pior do que a anterior. A maioria dos executivos que conheço teve um início humilde que a forçou a ir à luta. Hoje, seus filhos vivem em uma zona de conforto e proteção que pode levar à acomodação.
>>> O executivo hoje em dia é um novo tipo de atleta. As grandes corporações têm processos gerenciais altamente intensos, para não dizer massacrantes. Você trabalha até 14 horas por dia, faz reuniões em horários esdrúxulos. Isso exige uma capacidade de concentração e equilíbrio muito grande para sobreviver aos momentos de pressão.
>>> Para chegar a presidente, é preciso ter perseverança, integridade, ser esperto e comprar de forma autêntica os valores da empresa. Se você não acredita de verdade, isso transparece. O segredo é a consistência.
>>> Uma vez no topo, o maior risco é se considerar especial. Na hora em que o cara achar que só ele faz diferença, é o princípio do fim. O que importa cada vez mais é escolher as pessoas certas. Na administração moderna, conhecimento isolado é um erro. É a transferência de informação que cria valor.
>>> Sou de uma geração que não teve formação para ser empresário. Mas, hoje, ter o próprio negócio pode ser bom para uma segunda vida profissional. Não penso em parar. Não vou ficar cuidando de netos, até porque eles não iriam me aguentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário