Quem sou eu

Eu sou mais um no meio dessa multidao chamada babilonia visando compreender sempre os seres humanos com seus comportamentos imprevisiveis... QUERO TROCAR IDEIAS SOBRE ARTES, MUSICA, POSITIVISMO, FISICA ENERGETICA MUNDANA, ESPORTES E NATUREZA.

Arquivo do blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Curiosidades de sustentabilidade



• Concreto verde: Residuos agrícolas podem diminuir e reduzir a emissão de CO2.
• Tijolo pet – AM – tijolo composto de argamassa e garrafa pet de 2 litros descartada
• Reciclador móvel: equipamento tem capacidade de processar 200 toneladas de concreto armado/hora, transformando-as em agregado reciclado, com características que se assemelham ao do britador, no próprio canteiro da obra.
• Entulho reciclado: As áreas destinadas ao transbordo e triagem de resíduos sólidos da construção civil podem garantir o fornecimento de materiais em quantidade suficiente para abastecer as obras e serviços de pavimentação das vias publicas.
• Garrafa vira tijolo: Elaboram-se técnicas simples e de baixo custo para acomodar uma garrafa pet vazia no interior de uma estrutura de argamassa.

Equilibrio Ecologico
Equilibrio dinâmico: a idéia é manter um ambiente saudável onde os processos ecológicos se mantenham independentes da variação da composição de espécies e abundancia de indivíduos a longo do tempo.Deve existir portanto, um balanço entre o que é produzido e o que é consumido no sistema. É desta maneira que o mundo ficaria mais equilibrado e saudável.
Entretanto a humanidade precisa usar esses recursos naturais para viver. Não preciso dizer que o uso indiscriminado, apenas consumindo e retirando predatoriamente sem preocupar com o ambiente de onde se consumiu/ retirou é uma maneira extremamente ignorante baseada na idéia do ganho fácil e de que os recursos são infindáveis.
Apesar de parecer algo insano, foi mais comum no passado da nossa historia e atualmente ainda é a prática mais difundida. No entanto, o Estado e a opinião publica, em sua maioria já chegaram a conclusão de que desta maneira não teremos futuro nenhum, além de não ser economicamente viável. Daí surgiu a idéia do uso sustentável e de se controlar a execução de empreendimentos potencialmente poluidores. Só que na prática em muitos casos está longe do ideal de sustentabilidade e conservação. Por exemplo, como garantir que o manejo sustentável de espécies madeireiras da Amazônia ( o famoso selo verde) vai assegurar o equilíbrio da floresta utilizada, se não se sabe como floresta responde á ausência das espécies utilizadas, normalmente árvores grande que sustentam uma infinidade de outros seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário